
Mario Tossi - Nasceu em 1964, no dia 23 de abril na cidade de Olinda-PE. O artista plástico aos 16 anos iniciou a sua própria serigrafia no Rio Grande do Norte, Onde ele aprendeu e aperfeiçoou algumas técnicas que viria a utilizar mais tarde em suas obras. Em 1979 foi à Altamira-PA onde abriu sua segunda serigrafia/atelier. Deixou a Amazônia depois de conhecer bem a selva e seus segredos, após uma aventura sem limites onde o artista afrontou a selva amazônica, permanecendo por 32 dias em uma travessia de 600 km de Altamira a Belém do Pará, fonte de inspiração de quadros por vários anos. Em 1982 chegou à Canoa Quebrada-CE ainda jovem, mas já com uma mala de informações do mundo. Canoa lhe permitiu aprender novos idiomas e o fez curioso em conhecer a Europa, sonho realizado 3 anos depois. A Alemanha foi o primeiro país onde ele viveu, e precisamente em Tübingen /Baden Würtenberg onde expôs e negociou seus quadros com temas amazônicos e pinturas surrealistas e iniciou uma serie de camisetas exclusivas, totalmente pintadas a mão. Em 86 foi à França (Marseille, Nice e Aix-en-Provence) onde expôs mais uma vez a visão da Amazônia, durante 3 meses. O artista voltou a Alemanha morando por mais 1 ano, aprimorando mais um idioma e fortalecendo seu vinculo com a arte e a cultura de um novo país. Na Itália, berço de grandes artistas, escolheu Florença como ambiente de trabalho e vida até 89, lá ele aprimorou novas técnicas e aprendeu aquarelo, tornando-se logo um aquarelista de mão cheia. Deixou a Toscana tão amada e fonte interminável de inspiração e vida, para morar em Maastricht-Holanda por longos 9 anos, onde teve a oportunidade de aperfeiçoar e diplomar-se em cozinha francesa, ganhou prêmios em concursos de pintura, assim como concursos gráficos, mas o Artista não estava feliz com sua vida na Holanda, Ele já casado pela segunda vez resolver encontrar outros mares. De volta ao Brasil, mais precisamente Canoa Quebrada, abriu a OXENT um atelier de pintura e serigrafia onde camisetas eram personalizadas a critério do cliente. O artista, amante da música de qualidade e boa culinária seguiu em sua rota infinita em busca do prazer e da arte, no Ceará ele realizou varias exposições e teve um contato direto com estrangeiros Europeus que sempre apreciaram e compraram suas obras inovadoras e de técnica pessoal. O artista experimentou varias técnicas e materiais encontrando na tinta vinilica um traço particular que se tornou um referimento do artista. Após longos doze anos em Canoa Quebrada, já divorciado de sua segunda esposa, ele sobreviveu a novos amores e cores, encontrou um novo caminho. No ano de 2009 em sociedade o artista abriu uma nova galeria em canoa quebrada, O LUZAZUL onde além de servir uns ótimos drinks e empanadas chilenas, possibilitava a mostra de seus quadros e eventos coletivos de outros artistas.
Em 2010 o artista depois de uma reviravolta em sua vida, deixou Canoa Quebrada e veio pra Grande São Paulo em busca de novas janelas e experiências. Apaixonado pela arte ele logo teve inspiração pra sua nova exposição, já com uma meta para outra visando o lado colorido, geométrico e artístico do aglomerado de prédios, pessoas e veículos. Mario Tossi veio decidido a fazer-se como artista plástico nesta selva de pedra.
Em junho de 2011 como reconhecimento de sua vida artística e luta por inovações no Brasil o artista foi premiado por uma de suas obras no “XXV Salão de Artes plásticas de Arceburgo – MG” com uma grande Medalha de ouro, obra esta que traz uma crítica ás queimadas da nossa floresta Amazônica.
6 de Outubro de 2011 datou-se sua primeira exposição individual em São Paulo capital, FOCUS MUNDI passou de projeto à realidade, onde ele, o artista pode deixar seu recado politico sobre a situação de nossa belíssima riqueza florestal.
No momento participa de uma expo coletiva, visando uma expectativa de ver suas obras novamente no exterior na Torrego Art Gallery, em Campo Belo, na grande São Paulo.
Acostumado a enfrentar barreiras ao longo da vida o artista segue sempre olhando o lado positivo em tudo.
Hoje o Artista domina além de seu idioma português o espanhol, italiano, francês, inglês, alemão e a língua holandesa.